Oradores Convidados

A.Dias FigueiredoAntónio Dias de Figueiredo é professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde se dedica à investigação em “Sistemas de Informação nas Organizações”, “TIC na Aprendizagem e na Educação”, “Estratégia e Qualidade na Educação Superior” e “Métodos de Investigação Qualitativa”. Exerce também atividade de consultoria em regime independente. É autor e coautor de mais de três centenas de artigos e apresentou cerca de quatro centenas de comunicações no País e no estrangeiro. Entre os seus capítulos em livros mais recentes, destacam-se “On the Historical Nature of Engineering Practice” (2013), “The Sustainability of e-Collaboration” (2008) e “Action Research and Design in Information Systems: Two Faces of a Single Coin” (2007). Integrou cerca de duas centenas de comissões organizadoras e comissões científicas de conferências realizadas em Portugal e no estrangeiro. É membro dos conselhos editoriais e consultivos do “International Journal of e-Collaboration”, da “Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão” e da revista “Educação, Formação & Tecnologias”.

A Investigação Qualitativa e os Desafios da Complexidade* [Descarregar apresentação]


MTAngueraM. Teresa Anguera Argilaga, é professora catedrática de Metodologia das Ciências do Comportamento da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. É licenciada em Psicologia e em Direito e doutorada em Psicologia pela Universidade de Barcelona. As suas linhas de investigação são a metodologia observacional, a avaliação de programas de baixa intervenção e os métodos mistos de investigação. Coordenou 19 projectos de investigação competitivos comparticipados pela administração pública, assim como um Grupo de Investigação consolidado pela Generalitat de Catalunha. É autora ou co-autora de 34 livros, 119 capítulos de livros, 214 artigos e 414 comunicações. Orientou ou co-orientou 53 teses de doutoramento já defendidas. Tem 6 sexénios de investigação. É académica numerária da Real Academia de Doutores e membro correspondente da Real Academia de Medicina da Catalunha. No que concerne à gestão, foi Secretaria da Faculdade de Psicologia, Chefe de Estudos da Titulação de Psicologia, Directora do Departamento de Metodologia das Ciências do Comportamento, responsável da Secção de Investigação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona, Vice Reitora de Política Científica da Universidade de Barcelona e Vice Reitora de Política Docente e Científica da Universidade de Barcelona.

Desde el relato cualitativo al análisis cuantitativo no convencional: Rigor en la extracción de patterns y estructuras en el microanálisis comunicativo* [Descarregar apresentação]