Guias e Modelos

A Comissão organizadora do CIAIQ2017 e do ISQR2017 convida a comunidade a submeter propostas ao 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ao 2nd International Symposium on Qualitative Research, a realizar em Salamanca, Espanha, nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2017.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros.

IMPORTANTE: Sendo um congresso internacional sobre Investigação Qualitativa, 1/3 do artigo deve ter enfoque na metodologia. Este enfoque deve analisar as relações entre as questões de investigação, teorias e resultados com a metodologia utilizada. As conclusões devem refletir a importância da metodologia utilizada com base nos resultados do trabalho e na literatura internacional já publicada na temática. Artigos que não respeitem este critério serão devolvidos para retificação ou rejeitados.

Pelo menos um autor de cada proposta de trabalho a apresentar no CIAIQ2017 deverá inscrever-se como participante.

Tipos de trabalhos a submeter

Artigo Completo: Trabalhos concluídos ou consolidados sobre I&D realizada numa das temáticas do congresso. Estes artigos deverão ter entre 8 e 10 páginas. Serão aceites artigos até 12 páginas mediante pagamento de páginas extra. Os autores destes artigos (full papers) aceites disporão, em sessão de trabalho do congresso, de 15 minutos para a sua apresentação presencial, mais 5 minutos para a sua discussão.

Artigo Curto: Trabalhos iniciais ou trabalhos (artigos completos) que necessitem de aprofundamento teórico ou clarificação dos resultados. A componente metodológica deve ter ideias relevantes para discussão. O Artigo Curto deve ter um máximo de 6 páginas, e um mínimo de 4 páginas. Os autores destes artigos (short papers) aceites disporão, em sessão de trabalho do congresso, de 5 minutos para a sua apresentação presencial. A discussão destes artigos será feita no âmbito de um painel de debate, com todos os trabalhos em simultâneo.

Obs. Artigos completos podem ser aceites como artigos curtos, desde que respeitem o máximo de 6 páginas. Por exemplo, artigos com 7 páginas devem ser ampliados para o mínimo de 8 páginas e submetidos como Artigo Completo, ou cortados para 6 páginas e submetidos como Artigo Curto.

Sessão de Vídeos (Apresentação Online)Os trabalhos aceites serão apresentados numa sessão paralela com o programa do CIAIQ2017 (canal do youtube). As contribuições de vídeo aceites (acompanhadas pelos artigos) serão incluídas nas Atas do CIAIQ2017. Fases:

1) Submissão de Artigo (5 de março de 2017 12 de março de 2017): submeter artigo curto ou artigo completo selecionando a opção do EasyChair “Vídeo Session”;
2) Submissão de Vídeo (28 de maio de 2017): vídeos entre 1.5 e 3 minutos (máximo 50MB). Por favor, não use codecs especiais (codificadores/descodificadores) de forma a facilitar a portabilidade entre plataformas. Recomendamos o uso dos formatos de vídeo MPEG-1 ou MPEG-4.

É esperado que o vídeo seja uma contribuição autónoma e auto explicativo através da narração em Português. O contributo de vídeo deve ter em consideração os aspetos comuns de um trabalho científico disponível para a comunidade/leitores, através da exploração de um formato de vídeo em vez do formato tradicional (em papel).

As directrizes para a preparação de vídeos são:

  • Incluir a narração em Português;
  • Focar no trabalho de investigação;
  • Introduzir a base da atual investigação e apresentar os objectivos da investigação;
  • Descrever a metodologia, recursos utilizados e principais resultados.

Normas para a submissão de trabalhos
Todas as propostas de apresentação devem ser submetidas online no site do congresso de acordo com o Template (Template CIAIQ2017 PT (.DOCX) ou Template CIAIQ 2017 PT (.ZIP)) e ser submetidos em ficheiro editável (.doc; .docx).

As propostas de apresentação serão objeto de análise pela Comissão Científica. No caso de serem aceites para apresentação, os autores deverão enviar a versão final do texto para publicação (integrando as recomendações consideradas pela Comissão Científica do Congresso).

Os textos dos artigos devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhum outro congresso ou publicação nacional ou internacional.
Os textos devem ser escritos em português ou espanholÉ obrigatório que o resumo do artigo esteja em dois idiomas, sendo um deles, em Inglês.

Processo de Revisão
Serão sujeitos a revisão todos os trabalhos completos, submetidos dentro dos prazos definidos e de acordo com o guia de estilo respetivo.

Cada um dos trabalhos submetidos (artigos) será revisto por 3 revisores, elementos da Comissão Científica.

No texto do artigo para avaliação pela Comissão Científica não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores  (double blind-review). Assim, nomes, afiliações e referências bibliográficas dos autores não deverão aparecer na versão inicial. Essas informações deverão ser incluídas somente na versão final do artigo.

Após terminado o processo de revisão o autor sinalizado para contacto será informado acerca da aceitação ou rejeição do trabalho submetido. Em ambas as situações os comentários dos revisores serão disponibilizados para consulta. Em caso de aceitação, os autores deverão atender às recomendações de melhoria a estabelecer e submeter a versão final do trabalho até ao limite da data definida.

Em caso de não consideração pelas recomendações feitas pelos revisores, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de não integrar esses trabalhos nas atas do congresso.
A versão final dos trabalhos deverá seguir igualmente o respetivo guia de estilo  e deverá conter os dados dos autores (nome, instituição e email).

Campos de Aplicação CIAIQ2017:

Podem ser submetidos trabalhos cujo os Campos de Aplicação abranjam as seguintes áreas:

  1. Investigação Qualitativa na Educação (ênfase nos processos de Investigação nas diversas áreas do Ensino Superior, Ensino básico, Avaliação, Currículo, Didáticas, Ensino de Ciências, Línguas, História, Tecnologia, etc.)
  2. Investigação Qualitativa na Saúde (ênfase nos processos de investigação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Geriatria, Gerontologia, Psicologia, etc.)
  3. Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Comunicação, Artes, Linguística, Sociologia, Antropologia, Administração, Marketing, Gestão e Economia, etc.)
  4. Investigação Qualitativa na Engenharia e Tecnologia (ênfase nas metodologias de suporte baseadas em computador e no software para investigação qualitativa e na investigação qualitativa nas áreas da Engenharia e Tecnologia, Sistemas de Informação e Educação em Engenharia)

Temáticas CIAIQ2017:

A) Fundamentos

  1. Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa (estudos teóricos, reflexão crítica sobres as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas)
  2. Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas (revisão da literatura, integração de resultados, agregação de estudos, meta-análise, meta-análise qualitativa, meta-síntese, meta-etnografia)
  3. Investigação Qualitativa e Métodos Mistos (ênfase em processos de investigação que se apoiem em metodologias mistas mas com prioridade às abordagens qualitativas)

B) Operacionalização

  1. Tipologias de Análise de Dados (análise de conteúdo, análise do discurso, análise temática, análise de narrativas, etc.)
  2. Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados (desenho de análise, articulação e triangulação de diversos fontes de dados – imagens, áudios, vídeos)
  3. Investigação Qualitativa em Contexto Web (eResearch, etnografia virtual, análise de interações, corpus latent na internet, etc.)
  4. Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico (estudos de usabilidade, user experience, impacto do software na qualidade de investigação e da análise)

Publicação
Os artigos aceites pela Comissão Científica serão publicados nas Atas do Congresso (em formato digital, com ISBN), desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no congresso, o artigo respeite o formato definido, e não exceda o número máximo de páginas previsto.