A Saber

Moeda
A moeda corrente é o Euro. Espanha aderiu ao Euro em janeiro de 2002. Nas lojas e restaurantes poderá utilizar os cartões Visa y Mastercard. Em caso de dúvida, consulte a sua agência de viagens.

Transações Monetárias
A maioria dos cartões de crédito são aceites em hotelaria, comércio e restauração.
Traveller’s cheques e outras moedas podem ser trocadas em hotéis ou em instituições bancárias. Em geral, o horário dos bancos estende-se das 08:30 às 14:30, de segunda a sexta-feira. Também existem bancos que abrem ao sábado de manhã. É comum o uso de caixas automáticas, conectadas a redes internacionais, distribuídas por toda a cidade.

Impostos 
Todos os preços incluem IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado. Os cidadãos não residentes na União Europeia poderão ser reembolsados nas várias lojas Tax Free, mediante a apresentação dos comprovativos das compras efetuadas (Fatura/Recibo).

Clima 
Espanha possui um clima continental no interior e temperado nas zonas costeiras, muito embora se deva atender às variações apreciáveis das condições climáticas de região para região.
Veja a previsão do tempo em Salamanca

Hora Local 
O fuso horário em Espanha é o UTC/GMT +1 hora. Em Portugal é GMT +0:00.
Neste endereço pode consultar toda a informação sobre a hora local, a diferença horária GMT/UTC, tanto no horário de inverno como de verão, e as coordenadas geográficas.

Corrente Elétrica
A corrente elétrica em Espanha possui 220 volts AC, 50 Hz.

Passaporte e Visa
É obrigatório possuir um passaporte (ou cartão de identidade para os cidadãos da União Europeia) válido, para entrada em Espanha.
A obtenção de visto não é necessária para cidadãos de países da União Europeia, E.U.A., Canadá e a maioria dos outros países.
Mais informações aqui.
Para informações detalhadas deverá contatar a Embaixada do seu país em Espanha, Consulado ou a sua agência de viagens.

Requisitos de Saúde
Para viajar para Espanha não são necessárias vacinas contra nenhuma doença. Como em qualquer parte do mundo, recomenda-se que a vacina antitetânica esteja atualizada se se pretender estar em contacto com a natureza e o meio rural, assim como ter o boletim oficial de vacinas atualizado.

As autoridades espanholas, e sempre de forma excecional, poderão submeter os viajantes a reconhecimento médico com o fim de verificar que não padecem de nenhuma das doenças sujeitas a quarentena, contempladas no Regulamento Sanitário Internacional.

Cuidados Hospitalares
Clínicas e hospitais disponibilizam um serviço de atendimento de urgência, 24 horas por dia.
O Número Nacional de Emergência é 112 (quer em Espanha, quer em Portugal).
Poderá solicitar, na receção do seu hotel, mais informação sobre os serviços de saúde mais próximos, para requisitar ajuda médica.

Check in/out dos Hotéis
Para que o hotel garanta a ocupação do quarto antes das 13h00 é necessário reservar a noite anterior ao dia do seu check-in.
O check-out é feito até às 12h00.

Correios 
Os Correios funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h.

Farmácias 
Poderá consultar as farmácias de serviço neste link.

Telefones de Emergência 
Número Nacional de Emergência: 112 (liga-o aos bombeiros, à polícia e aos serviços de ambulâncias).