Grupos de Investigação

O CIAIQ dedica um espaço relevante à divulgação de metodologias e resultados da investigação conduzida por grupos de pesquisa. Neste sentido, alguns Grupos de Investigação de referência organizam painéis de discussão subordinados a temáticas relacionadas com o trabalho de investigação que desenvolvem e enquadrados no âmbito no CIAIQ.

QDAS-RG (Qualitative Data Analysis Software – Research Group)

QDAS-RGO QDAS-RG (Qualitative Data Analysis Software – Research Group) tem por objetivo o contacto entre investigadores ou interessados em aceder a conhecimento sustentado sobre análise de dados na investigação qualitativa tendo por base o recurso a software adequado. Esta interação permite olhar, por exemplo, um determinado mercado ou área de estudo, em função do modo como interpreta e percebe os seus desafios e produtos. Todos estes, que utilizam ferramentas tecnológicas de análise qualitativa de dados, carecem de um espaço de interação e debate em torno de ferramentas existentes, bem como de outras emergentes, proporcionando a reflexão sobre modelos, metodologias, instrumentos e procedimentos associados à análise qualitativa de dados que lhes tragam resultados fidedignos e rápidos, passíveis de partilha e discussão síncrona a distância. É este o propósito maior deste grupo de investigação. https://www.linkedin.com/groups/8585116

CIBERDID@CT

CIBERDIDACTO grupo de pesquisa CIBERDID@CT, da Universidade de Extremadura (Espanha), concentra-se, por um lado, na investigação sobre o ensino e, por outro, na investigação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à Educação. Os seus membros vêm de vários departamentos da UEX, mas são também investigadores de outras universidades (espanhóis e portugueses) e professores da Extremadura, de vários níveis de ensino, que coincidam no seu interesse pela pesquisa e inovação na educação.
Em particular, os centros de interesse são em torno da aplicação de novas tecnologias na Educação e Ensino da Matemática. O grupo é multidisciplinar (incluindo matemáticos, psicopedagogos, engenheiros e professores de diferentes níveis), o que assegura uma competência na realização de projetos em que são necessárias contribuições de diferentes especialistas. http://www.unex.es/investigacion/grupos/ciberdidact

Grupo de Evaluación y Medición Educativas: Educación para la Cohesión Social (Gem-EduCo)
GEMEDUCO_LogoGEM-Educo se desarrolla con un compromiso: llegar a evaluar el hecho educativo (sea en los Sistemas, las Instituciones, o los Programas) desde una posición que privilegie el derecho de todos y todas a una educación de calidad. Es decir, integrando la inclusividad como base para el logro de la excelencia. En este sentido, el concepto de Cohesión Social que adoptó el Consejo de Europa (Lisboa, 2000, 2005), como guía para el desarrollo de las políticas públicas constituye una visión de calidad integradora y sistémica, que puede acoger desde cualquier posición ideológica la idea de calidad como un derecho para toda la sociedad. Por ello, GEM-Educo pretende aportar instrumentos de medida y evaluación que sirvan para valorar las aportaciones que la Educación realiza en pro del desarrollo y transformación de la sociedad, desde un concepto de Cohesión Social. Integra, en definitiva, diversas perspectivas y, por su carácter holista –globalizador-, pretende ir construyendo un modelo que necesariamente requiere del apoyo de un gran grupo de investigación y de diversos proyectos. http://www.uv.es/gem/gemeduco/presentacion.wiki

Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)

SE&PQA Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) tem, desde sua fundação, a finalidade de desenvolver estudos avançados em pesquisa qualitativa, publicar trabalhos apresentados, divulgar nacional e internacionalmente, os resultados dos estudos e das pesquisas que desenvolveu, capacitar pesquisadores em pesquisa qualitativa, assim como congregar pesquisadores.

A SOCIEDADE funciona por intermédio dos trabalhos efetuados pelos núcleos de estudo e pesquisa, distribuídos pelos diferentes estados brasileiros. A divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos sócios é realizada por meio de encontros, de cursos promovidos pela SOCIEDADE e de publicações divulgadas no site em www.sepq.org.br.

INFOAUTISMO

InfoautismoO Grupo Infoautismo é um grupo de professores e investigadores de diferentes instituições espanholas e da Universidade de Salamanca, que desenvolvem atividades de investigação e apoio a pessoas com perturbações do espectro do autismo e / ou deficiências de desenvolvimento e às suas famílias. Esta equipa tem vindo a promover, em colaboração com várias instituições públicas e privadas, uma iniciativa cujo objetivo principal é promover o estudo e pesquisa sobre o autismo, transtornos do espectro autista e graves deficiências de desenvolvimento, bem como o desenvolvimento de programas de cooperação para a integração e bem-estar dessas pessoas, para apoiá-las ao longo da vida, bem como às suas famílias e, assim, colaborar para o cumprimento dos objetivos e compromissos com a sociedade na Universidade de Salamanca. Mais informações aqui.

INTRAS

IntrasO objetivo da atividade de investigação e desenvolvimento da Fundação INTRAS centra-se na inovação em recursos e serviços destinados a melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência cerebral ou em risco de padecer deste problema.
Desde o início da sua atividade, a Fundação INTRAS considerou a I&D (Investigação e Desenvolvimento) como um dos pilares da sua atuação, por considerar que o desenvolvimento de projetos de investigação tecnológica e inovação aplicados a grupos de atenção socio-sanitária podem favorecer a sua integração social e fomentar programas assistenciais de qualidade. Mais informações aqui.

Nodo Educativo

Grupo Nodo EducativoEn la actualidad el grupo de investigación «Nodo Educativo» es un equipo interdisciplinar que reúne a pedagogos, sociológos, psicólogos, filólogos e informáticos, con un objeto de conocimiento común, que tiene como eje central el fenómeno educativo en sus dimensiones tecnológica y social. Nuestros proyectos de investigación se orientan a la descripción, análisis, evaluación y difusión de innovaciones didácticas que se desarrollan en un contexto socio-educativo-tecnológico: integración de las tecnologias de la información y la comunicación en el sistema educativo no universitario; la evaluación de las políticas educativas en materia de TIC; los entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje en la educación superior o el diseño y elaboración de recursos educativos digitales. Más informaciones aquí.

Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social (MDCS)

MDCSO Grupo MDCS é um grupo de investigação ligado à Universidade Complutense de Madrid. É uma equipa interdisciplinar de investigadores universitários que partilham um projeto teórico e metodológico em estudos básicos e aplicados de Comunicação Social (Media e Organizações).

Linhas de investigação:
Desde a sua fundação, o Grupo MDCS (Mediación Dialéctica de la Comunicación Social) propôs um Programa de Investigação sobre Epistemologia da Comunicação, cujas duas principais linhas de pesquisa têm sido, por um lado, o estudo sobre os discursos hegemónicos nos Media e, por outro lado, o estudo do ensino e investigação em Comunicação / Informação em universidades da Europa e América Latina.
Mais informações aqui.