Grupos de Investigação

O CIAIQ dedica um espaço relevante à divulgação de metodologias e resultados da investigação conduzida por grupos de pesquisa. Neste sentido, alguns Grupos de Investigação de referência organizam painéis de discussão subordinados a temáticas relacionadas com o trabalho de investigação que desenvolvem e enquadrados no âmbito no CIAIQ.

QDAS-RG (Qualitative Data Analysis Software – Research Group)

QDAS-RGO QDAS-RG (Qualitative Data Analysis Software – Research Group) tem por objetivo o contacto entre investigadores ou interessados em aceder a conhecimento sustentado sobre análise de dados na investigação qualitativa tendo por base o recurso a software adequado. Esta interação permite olhar, por exemplo, um determinado mercado ou área de estudo, em função do modo como interpreta e percebe os seus desafios e produtos. Todos estes, que utilizam ferramentas tecnológicas de análise qualitativa de dados, carecem de um espaço de interação e debate em torno de ferramentas existentes, bem como de outras emergentes, proporcionando a reflexão sobre modelos, metodologias, instrumentos e procedimentos associados à análise qualitativa de dados que lhes tragam resultados fidedignos e rápidos, passíveis de partilha e discussão síncrona a distância. É este o propósito maior deste grupo de investigação. https://www.linkedin.com/groups/8585116

CIBERDIDACTO grupo de pesquisa CIBERDID@CT, da Universidade de Extremadura (Espanha), concentra-se, por um lado, na investigação sobre o ensino e, por outro, na investigação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à Educação. Os seus membros vêm de vários departamentos da UEX, mas são também investigadores de outras universidades (espanhóis e portugueses) e professores da Extremadura, de vários níveis de ensino, que coincidam no seu interesse pela pesquisa e inovação na educação.
Em particular, os centros de interesse são em torno da aplicação de novas tecnologias na Educação e Ensino da Matemática. O grupo é multidisciplinar (incluindo matemáticos, psicopedagogos, engenheiros e professores de diferentes níveis), o que assegura uma competência na realização de projetos em que são necessárias contribuições de diferentes especialistas. http://www.unex.es/investigacion/grupos/ciberdidact

GRupo de Investigación en InterAcción y eLearning (GRIAL)

GRIALO GRupo de Investigación en InterAcción y eLearning (GRIAL) é um grupo de pesquisa reconhecido na Universidade de Salamanca e do Grupo de Excelência de Castilla y Leon. Consiste num grande grupo de investigadores de diferentes áreas do conhecimento, nos quais os perfis técnicos e educacionais predominam, mas também tem especialistas em gestão de projetos de eLearning procedentes do campo das Humanidades, Ciências experimentais, etc.
O percurso de investigação, nos últimos anos, tem incluído áreas de estudo puramente técnicas de tecnologias da informação até ao desenvolvimento de métodos e modelos didáticos de referência no domínio da formação on-line, reconhecidos e premiados internacionalmente.
https://grial.usal.es // www.facebook.com/grialusal

Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)

SE&PQA Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) tem, desde sua fundação, a finalidade de desenvolver estudos avançados em pesquisa qualitativa, publicar trabalhos apresentados, divulgar nacional e internacionalmente, os resultados dos estudos e das pesquisas que desenvolveu, capacitar pesquisadores em pesquisa qualitativa, assim como congregar pesquisadores.

A SOCIEDADE funciona por intermédio dos trabalhos efetuados pelos núcleos de estudo e pesquisa, distribuídos pelos diferentes estados brasileiros. A divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos sócios é realizada por meio de encontros, de cursos promovidos pela SOCIEDADE e de publicações divulgadas no site em www.sepq.org.br.

Grupo de Evaluación y Medición (GEM)

GEMEl Grupo de Evaluación y Medición consta como tal en el Catálogo de Grupos de Investigación de la OTRI Oficina de Transferencia de Tecnología de la Universidad de Valencia, y se centra en estudios de Medición y Evaluación en Educación, a nivel metodológico y aplicado, en distintos ámbitos, integrando además una perspectiva diferencial en los análisis.

El grupo se integra dentro del Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación de la Universitat de València. GEM ha desarrollado diferentes Proyectos de Investigación y Evaluación Educativos, vinculados sobre todo a la Evaluación de Sistemas Educativos.

Líneas de investigación y trabajos realizados:
En el área de Medición Educativa: Enfoque Metodológico; Enfoque Aplicado
En el área de Evaluación Educativa: Evaluación de personas (Evaluación de Profesorado, Evaluación de Alumnos, Evaluación de aprendizajes); Evaluación de instituciones (Evaluación de centros de educación formal, Evaluación de centros no formal, Evaluación de sistemas educativos); Evaluación de elementos materiales de la intervención educativa (Evaluación de programas, Evaluación de materiales).
Más informaciones aquí.

INFOAUTISMO

InfoautismoO Grupo Infoautismo é um grupo de professores e investigadores de diferentes instituições espanholas e da Universidade de Salamanca, que desenvolvem atividades de investigação e apoio a pessoas com perturbações do espectro do autismo e / ou deficiências de desenvolvimento e às suas famílias. Esta equipa tem vindo a promover, em colaboração com várias instituições públicas e privadas, uma iniciativa cujo objetivo principal é promover o estudo e pesquisa sobre o autismo, transtornos do espectro autista e graves deficiências de desenvolvimento, bem como o desenvolvimento de programas de cooperação para a integração e bem-estar dessas pessoas, para apoiá-las ao longo da vida, bem como às suas famílias e, assim, colaborar para o cumprimento dos objetivos e compromissos com a sociedade na Universidade de Salamanca. Mais informações aqui.

INTRAS

IntrasO objetivo da atividade de investigação e desenvolvimento da Fundação INTRAS centra-se na inovação em recursos e serviços destinados a melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência cerebral ou em risco de padecer deste problema.
Desde o início da sua atividade, a Fundação INTRAS considerou a I&D (Investigação e Desenvolvimento) como um dos pilares da sua atuação, por considerar que o desenvolvimento de projetos de investigação tecnológica e inovação aplicados a grupos de atenção socio-sanitária podem favorecer a sua integração social e fomentar programas assistenciais de qualidade. Mais informações aqui.

Nodo Educativo

Grupo Nodo EducativoEn la actualidad el grupo de investigación «Nodo Educativo» es un equipo interdisciplinar que reúne a pedagogos, sociológos, psicólogos, filólogos e informáticos, con un objeto de conocimiento común, que tiene como eje central el fenómeno educativo en sus dimensiones tecnológica y social. Nuestros proyectos de investigación se orientan a la descripción, análisis, evaluación y difusión de innovaciones didácticas que se desarrollan en un contexto socio-educativo-tecnológico: integración de las tecnologias de la información y la comunicación en el sistema educativo no universitario; la evaluación de las políticas educativas en materia de TIC; los entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje en la educación superior o el diseño y elaboración de recursos educativos digitales. Más informaciones aquí.

Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social (MDCS)

MDCSO Grupo MDCS é um grupo de investigação ligado à Universidade Complutense de Madrid. É uma equipa interdisciplinar de investigadores universitários que partilham um projeto teórico e metodológico em estudos básicos e aplicados de Comunicação Social (Media e Organizações).

Linhas de investigação:
Desde a sua fundação, o Grupo MDCS (Mediación Dialéctica de la Comunicación Social) propôs um Programa de Investigação sobre Epistemologia da Comunicação, cujas duas principais linhas de pesquisa têm sido, por um lado, o estudo sobre os discursos hegemónicos nos Media e, por outro lado, o estudo do ensino e investigação em Comunicação / Informação em universidades da Europa e América Latina.
Mais informações aqui.