A Coruña

A Coruña (Espanha)

O 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2021) terá lugar de 13 a 16 de julho de 2021, em A Coruña,  cidade e município da comunidade autónoma da Galiza e capital da província homónima, localizada no noroeste da Espanha.

A cidade

De dia e de noite, aqui há sempre ambiente. Esta é uma cidade para passear e usufruir, com praias em pleno centro e, presidido pela Torre de Hércules, um longo Passeio Marítimo que a rodeia quase por completo.

Fonte: Turismo da Galiza

Ayuntamiento, La Coruña
Vista frontal del ayuntamiento de La Coruña, también conocido como Palacio Municipal, durante la hora azul, Galicia, España.
Diego Delso [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)]

Os corunheses têm fama de viver bem, portanto, siga os costumes deles. Sente-se numa esplanada na Praça de María Pita e descubra a sua apaixonante história. Ou passeie pelos Cantones e admire as suas famosas galerias de vidro, de estilo modernista. E se quiser ir às compras, este é o local perfeito, sobretudo se quiser vestir-se à moda.

Fonte: Turismo da Galiza

Puerto de A Coruña
Marrovi [CC BY-SA 2.5 mx (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/mx/deed.en)]

Além disso, a Corunha tem excelentes museus como o de Belas Artes, a Casa das Ciências, o Domus ou o Arqueológico, no Castelo de San Antón. E ao entardecer, nada como o acolhedor e romântico Jardim de San Carlos ou, se preferir animação, os Jardins de Méndez Núñez, em pleno centro. Aqui está o Kiosko Alfonso, hoje em dia sala de exposições e antes um cinema com as salas divididas pelo ecrã, de maneira que se pagava uma entrada mais barata… vendo o filme por trás…

Castelo de Santo Antón Javier
[CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)]

Património e Cultura

Uma das experiências mais inesquecíveis que o visitante pode viver na Corunha e na Galiza é a contemplação de um entardecer visto da Torre de Hércules. O sol vai desaparecendo no Finisterrae atlântico, com uma paisagem de sonho, diante do único farol romano do mundo ainda em funcionamento, que é acompanhado por um parque escultórico com figuras que representam as origens lendárias da torre e da cidade: Ártabros, de Arturo Andrade; Breogán, de Xosé Cid; Caronte, de Ramón Conde; Hércules e Gerión, de Tim Behrens e José Espora; e o bosque de menhires de Manolo Paz. A Torre é obra do início do séc. II do arquiteto de Coimbra Cayo Sevio Lupo. Apresenta o aspeto exterior que em 1791 lhe outorgou a reforma dos engenheiros E. Giannini (autor dos planos) e J. Elejalde.

Fonte: Turismo da Galiza

Breogán y la Torre de Hercules, A Coruña, Galicia
Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga) [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]

Gastronomia

oferta gastronómica que podemos encontrar na Corunha é muito reconhecida e variada; não devemos deixar de provar os mariscos e peixes de primeira categoria desembarcados no porto, embora a carne não lhes fique atrás em qualidade e requinte. As empanadas, queijos e vinhos da terra são produtos que não deixarão o visitante indiferente e, além disso, estão ao alcance de todos os bolsos.

Encontramos a melhor oferta de locais para comer na zona de Pescadería Vella nas ruas perpendiculares à praça de María Pita e paralelas à rua Real, tais como as de Florida, A Franxa, San Nicolás, Galera e Barrera. Nos arredores da praça de España e na direção do Campo de Marte, no bairro Atocha, aparecem bons restaurantes nas ruas San Juan ou Ángel Rebollo, por exemplo. Na área de Cuatro Caminos, A Gaiteira e Os Castros aparecem restaurantes típicos e normais em todas as ruas, entre os quais destacam os locais de Ramón y Cajal, General Sanjurjo, Av.ª de los Caídos ou na rua Possee.

Fonte: Turismo da Galiza