CIAIQ2020

CIAIQ2020: Atualização face ao COVID19 ℹ️

211

A atual situação de combate global à evolução da infeção por COVID19 impõe uma reavaliação de todos os eventos programados para o futuro próximo. Apesar de muitos países estarem já a implementar medidas de contenção rigorosas, os tempos são de incerteza em relação aos próximos meses, não sendo possível ainda antecipar o retorno pleno à normalidade. Isto é ainda mais importante, tratando-se de eventos internacionais que, como o CIAIQ, reúnem um elevado número de participantes de vários países.

Face a esta incerteza, e tendo consciência das dúvidas sentidas pelos investigadores que planearam ou pretendem planear a sua participação no CIAIQ2020, a Comissão Organizadora decidiu alterar o modelo de realização do 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa para um formato exclusivamente online. Assim, as sessões previstas no programa que possam ser asseguradas online terão lugar em sessões virtuais síncronas, nas datas do evento. O CIAIQ2021 terá lugar na Universidade da Corunha, com a estrutura que estava prevista para este ano.

Assim, os trabalhos aprovados no CIAIQ2020 serão apresentados em modo virtual, garantindo-se aos autores:

– A publicação de artigos submetidos ao CIAIQ2020, e aprovados, em capítulos de livro com DOI e ISBN;

– A publicação de artigos aprovados no CIAIQ2020, e selecionados, em revistas parceiras (ver revistas associadas ao CIAIQ);

– A apresentação dos trabalhos aprovados em sessões síncronas, em modo virtual;

– A certificação de participação e/ou apresentação de artigo no CIAIQ2020;

– A possibilidade de participação no CIAIQ2021 sem necessidade de pagamento de nova inscrição, com a submissão de novo artigo (opcional).

Esta opção permite viabilizar a realização do CIAIQ2020, salvaguardando o trabalho já desenvolvido pelos investigadores, permitindo a sua publicação e disseminação. Acreditamos que a reformulação do evento deve ser feita nesta altura, para que os autores possam preparar a sua participação com a devida antecedência. A Comissão Organizadora está ciente dos desafios que a situação atual impõe, mas acredita que tudo deve ser feito para possibilitar aos autores a continuação e divulgação da investigação científica, cujo impacto e relevância são ainda mais evidentes no momento que atravessamos.

Assim, esperamos poder contar com a participação de todos. Em breve, serão avançadas mais informações sobre a estrutura do programa em formato virtual. No que diz respeito aos trabalhos submetidos, o processo de avaliação e notificação decorrerá nos prazos previstos.

Com votos de que todos se encontrem em saúde e segurança, colocamo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento necessário. Juntos, ultrapassaremos este desafio.