COVID-19 | INFORMAÇÃO ÚTIL ℹ️

1701

Temos sido abordados por vários investigadores com dúvidas a respeito da evolução do novo coronavírus na Europa e do eventual risco para quem pretende deslocar-se para participar no CIAIQ2020. Reunimos algumas informações úteis sobre esta questão, para auxiliar a compreensão da doença, a sua evolução e prevenção. Atualmente, o risco associado à infeção por COVID-19 em pessoas na UE/EEE e no Reino Unido é considerado baixo a moderado.

O que é o COVID-19?

COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sintomas são semelhantes a uma gripe, como por exemplo:

  • febre
  • tosse
  • falta de ar (dificuldade respiratória)
  • cansaço

Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e, até mesmo, levar à morte.

Qual é o período de incubação?

O período de incubação (até ao aparecimento de sintomas) situa-se entre 2 a 14 dias, segundo as última informações publicadas.

Como se transmite?

As formas de transmissão ainda estão em investigação pelas autoridades internacionais. A transmissão de pessoa a pessoa foi confirmada e, geralmente, ocorre após o contacto próximo a um doente infetado.
FONTE: SNS 24

Consulte aqui informação básica sobre o vírus, sintomas, prevenção e transmissão (European Centre for Disease Prevention and Control).

COVID-19 Infographic

Em que países é que se detetaram pessoas infetadas?

Consulte os últimos dados disponibilizados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças sobre os países onde foram reportados casos neste endereço >>

Veja o vídeo da Organização Mundial da Saúde que explica como surgiu o vírus, como se propaga e quais as medidas de proteção.