Grupos Investigação

O CIAIQ dedica um espaço relevante à divulgação de metodologias e resultados da investigação conduzida por grupos de pesquisa. Neste sentido, alguns Grupos de Investigação de referência organizam painéis de discussão subordinados a temáticas relacionadas com o trabalho de investigação que desenvolvem e enquadrados no âmbito no CIAIQ.

Grupo PceQS (Prática Clínica em Enfermagem: Qualidade e Segurança)

O PceQS é um grupo que envolve investigadores e profissionais da prática clínica com as finalidades de utilizar o método científico na resolução de problemas, melhorar o conhecimento e transladá-lo para os consumidores finais (profissionais de saúde) e para os beneficiários (clientes dos cuidados de saúde), promovendo a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem e das condições de trabalho dos profissionais.

QDAS-RG (Qualitative Data Analysis Software – Research Group)

QDAS-RG Research GroupO QDAS-RG (Qualitative Data Analysis Software – Research Group) tem por objetivo o contacto entre investigadores ou interessados em aceder a conhecimento sustentado sobre análise de dados na investigação qualitativa tendo por base o recurso a software adequado. Esta interação permite olhar, por exemplo, um determinado mercado ou área de estudo, em função do modo como interpreta e percebe os seus desafios e produtos. Todos estes, que utilizam ferramentas tecnológicas de análise qualitativa de dados, carecem de um espaço de interação e debate em torno de ferramentas existentes, bem como de outras emergentes, proporcionando a reflexão sobre modelos, metodologias, instrumentos e procedimentos associados à análise qualitativa de dados que lhes tragam resultados fidedignos e rápidos, passíveis de partilha e discussão síncrona a distância. É este o propósito maior deste grupo de investigação. https://www.linkedin.com/groups/8585116

Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)

A Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) tem, desde sua fundação, a finalidade de desenvolver estudos avançados em pesquisa qualitativa, publicar trabalhos apresentados, divulgar nacional e internacionalmente, os resultados dos estudos e das pesquisas que desenvolveu, capacitar pesquisadores em pesquisa qualitativa, assim como congregar pesquisadores. A SOCIEDADE funciona por intermédio dos trabalhos efetuados pelos núcleos de estudo e pesquisa, distribuídos pelos diferentes estados brasileiros. A divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos sócios é realizada por meio de encontros, de cursos promovidos pela SOCIEDADE e de publicações divulgadas no site em www.sepq.org.br.